Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Minha Vida e Eu

Desabafos, Organização, Costuras, Dicas, Viagens e Miúdos!

24
Set15

Porque os filhos fazem birra?

Ana Gomes

crianc3a7a-fazendo-birra-o-que-fazer-com-a-birra-i

 Porque fazem os nossos filhos birras???

Sinceramente às vezes sou eu que quero fazer birra quando eles começam as deles! Género aquele video que apareceu há uns tempos no facebook onde uma mãe no supermercador quando o filho lhe pede coisas e faz birra ela imita! 

Hoje apeteceu-me fazer o mesmo!

Explico! O meu filho mais novo desde que começou a escola tem feito birras todos os dias de manhã desde que acorda até chegar à escola! 

Ou porque não quer as meias, ou porque o leite não tem chocolate, ou não quer a camisola do colégio ou por isto ou por aquilo!

Ele arranja sempre solução para fazer uma birra! 

Começo a ficar um pouco cansada e sinceramente sem saber o que fazer! Inicialmente tentava conversar com eles e saber o porquê da birra! Quando verifiquei que tal não funcionava optei por outro método. 

Como qualquer mãe cheguei também a ameaçar com castigo em casa, pois as birras eram feitas no meio da rua! Mas para quê se quando chegam a casa já não se lembram o porquê do castigo?  Ou os castigos são dados na hora ou então não vale a pena a reprimenda 30 minutos depois. 

Outra atitude que tomei e que até agora tem resultado é por exemplo no supermercado quando pedem qualquer coisa que não quero dar, peço-lhes que façam algo (arrumar quarto, comer sozinhos, ajudar em casa) para merecerem o que querem! Se naquele dia até se portarem bem e arrumarem tudo e comerem sozinhos no dia a seguir sabem que vão comprar! Mas atenção se houver uma briga entre os irmãos ou alguma resposta mais torta acabou-se, perdem o direito à prenda.

Esta é só uma das tácticas que uso... a mais recente e que descobri ser capaz de fazer e que funciona lindamente com os meus é mesmo ignorar e continuar a fazer o que estava a fazer. Se for no supermercado e começarem a fazer birras sigo "viagem" e continuo as compras. Se for em casa continuo o que estava a fazer, eles chegam a um ponto que param de chorar e os meus ainda vêm perguntar porque estou calada se estou chateada com eles. 

Quando eles se acalmam explico-lhes que realmente estava chateada por eles estarem a fazer birra e a desobedecer à mãe! Que tudo o que fizeram eu não gostei! 
Sinceramente gente... resulta muito bem porque logo de seguida pedem desculp e dão-me beijos!

Mas tentar que o pequeno entenda que tem que se vestir de manhã, tomar leite e ir para a escola está a tornar-se cansativo... por mais que ignore e lhe vire costas o rapaz mais chora mas eu não cedo... só que começo o dia exausta! 

O estranho é que entra no carro e ainda vai a resmungar chega à escola dá-me um beijo e vai para a aulinha sem problema algum!

É ou não é só para aborrecer?

Mãe sofre! 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Ana Gomes

    25.09.15

    Sei que a paciência esgota-se rapidamente, mas aprendi a ter um botãozinho na minha cabeça que automaticamente faz off quando começam as birras. Aprendi a manter-me calma em situação de stress (birra). Como já aconteceu no shopping os dois a fazerem birra e foi só pegar cada um pela mão e leva-los para o carro, a meio do caminho adormeceram!
  • Imagem de perfil

    Francisca

    25.09.15

    o meu botão já avariou...às vezes conto até 10, mas nem sempre resulta.A maior parte das vezes deixo-o chorar até ele se cansar.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Sobre mim

    foto do autor

    Pesquisar

    Sigam-me

    Twitter

    instagram

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    As minhas Leituras