Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Minha Vida e Eu

Desabafos, Organização, Costuras, Dicas, Viagens e Miúdos!

04
Abr19

7 bloqueios emocionais que não nos permitem destralhar

Ana Gomes

Durante anos... e desde que tenho casa 2006 até 2015 eu era avessa a ter de organizar ou destralhar. 

Tudo para mim tinha significado ou algum sentimentalismo. Mas no verão de 2015 nas férias de verão em casa decidi organizar e destralhar e foi incrível digo-vos! Foi a melhor sensação que tive na minha vida, parecia que tinham desaparecido toneladas de cima de mim. 

Depois deste tempo todo e mantendo-me organizada regularmente e com métodos que adequei a mim e à minha realidade (não me venham com sistema fly ou Marie Kondo), posso orgulhar-me de dizer que tenho a casa organizada, consigo desfrutar dela e da família. Mas também consigo identificar 7 bloqueios emocionais que tive durante imenso tempo. 

 

1. "As minhas coisas trazem-me recordações!" ninguém põe em questão isso... aquela carteira que comprou para um festa e que lhe trás lembranças mas já não a usa, tem mesmo necessidade de a ter? Pensando bem até lhe pode trazer recordações, mas o sentimento quando olha para ela ali a ocupar espaço é menos positivo do que queríamos. Está na hora de a doar ou vender! 

 

2. Excesso de compras online sou sincera, sofri de depressão pós parto e tornei-me expert em comprar online... cheguei a receber mais do que uma por dia e às vezes acabavam por ficar na garagem à espera que as abri-se! 

Por isso agora adotei o sistema de antes de comprar fazer certas perguntas como preciso? vai ser útil?  e acabo por não comprar na hora deixo passar mais um dia, depois volto a abrir o site e volto à pagina do que queria comprar... verifico o preço e quanto tempo preciso de trabalhar para comprar aquilo e continuo a pesar os prós e contras, a durabilidade do produto e a utilidade. Uma das últimas organizações em casa foi a minha gaveta das carteiras de onde de 15 malas fiquei com 5 malas e uma mochila. (uma mala de cada cor chega)

 

3. Evitar fazer certas tarefas sei que às vezes chegamos super cansados a casa mas há tarefas que podem ser tratadas no imediato. Não deixe acumular o correio ou os papéis para arquivar. Não comece um projecto e o deixe a meio só porque se cansou, se o vai fazer tenha em mente que tem de o acabar.

 

4. Coisas que NUNCA utilizamos sejam roupas, electrodomésticos, equipamentos de ginástica não os deixe ali num canto só porque os comprou num impulso. Esqueça isso, venda-os assim não perderá tudo! 

 

5. "Eu não valho para as coisas que tenho!" todos nós valemos para as coisas que temos, mas achamos que aquele casaco de marca XPTO é bom de mais para ir trabalhar e acabamos por o guardar à espera do momento! Esqueça lá isso, comprou é para usar seja no trabalho, ao fim de semana ou numa festa! 

 

6. Presos a heranças todos nós herdamos qualquer peça ou bibelot da avó ou da tia. Acabamos por achar que aquele conjunto de chá de porcelana Chinesa que custam "os olhos da cara" à nossa avó hoje é uma relíquia! Pois é mas as coisas não são bem assim... estas heranças hoje em dia não valem nada! O melhor é doar a uma loja de segunda mão ou tentar vender por um preço muito baixo.

 

7. "Continua a pagar..." é isso mesmo... têm pensamentos como "eu paguei muito dinheiro por isto!", "eu não quero desperdiçar dinheiro..." são alguns dos pensamentos que nos fazem ter bloqueios emocionais e não nos desfazermos de roupa, bens ou objetos! 

Esqueça o dinheiro... desperdiçar não o vai fazer até porque pode doar as coisas a instituições, dar a amigos que precisem ou vender! 

 

Vá lá está na hora de começar a destralhar... tirar a roupa dos armários e nem sequer se recordar que pagou 75€ pelos jeans pense se realmente valerá a pena ter roupa, os eletrodomésticos ou o que seja a atravancar a casa! Pense se o realmente faz feliz, abrir aquela porta que tem fechada por causa de não se ver a tralha! 

Está na hora de destralhar e quando começarem nem que seja pela pequena gaveta das meias vai ver que lhe sabe tão bem que vai continuar por aí fora até descobrir que tem mais espaço do que pensava em casa. 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Ana Gomes

    04.04.19

    Acho que vais ter de colocar o teu marido a ler este blog para ver se o inspiramos a começar a destralhar... o meu detesta dar a roupa dele mesmo que não a use... acaba-se por se esquecer das coisas e como sou eu que organizo acabo por dar as coisas dele sem que ele se aperceba!
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Sobre mim

    foto do autor

    Pesquisar

    Sigam-me

    Twitter

    instagram

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    As minhas Leituras